terça-feira, 19 de outubro de 2010

Gastronomia


Gastronomia típica de Vila Nova de Gaia
As especialidades gastronómicas de Gaia não se limitam ao Vinho do Porto. Nas zonas ribeirinhas, a lampreia e o sável constituem uma referência, sendo confeccionados de formas diversas.
Do mar vem a sardinha, presença indispensável nas múltiplas festas e romarias, assada na brasa, acompanhada com pimentos, broa e azeitonas. Vêm também variadíssimos peixes com que se prepara a caldeirada de peixe à pescador e a farinha de pau. O marisco, o arroz de polvo e o bacalhau e as mil e uma maneiras de o preparar são igualmente muito apreciados.
Da terra sai o milho e o centeio que os moinhos transformam em farinha e com ela se confecciona o produto que particularizou a gastronomia gaiense: a broa de Avintes, de feição oval, cor castanha, salpicada de farinha pelas mãos ágeis das padeiras, acompanha quase sempre o típico caldo verde.
Os pratos de carne são indissociáveis das tradições rurais do Concelho. Caracterizam-se pela fartura e neles abundam as carnes de porco, vaca, galinha, pato e cabrito, normalmente acompanhados por uma boa quantidade de legumes.
Quanto aos doces, os Velhotes da braguesa, pão doce, de forma rectangular está associado à festa de Valadares. A sopa seca, sobremesa habitual na mesa do lavrador, a aletria, o leite creme queimado, as filhoses e as rabanadas de leite e de Vinho do Porto tão tradicionais em épocas festivas, podem ser igualmente apreciados durante todo o ano nos restaurantes de Vila Nova de Gaia.

Tripas à moda do Porto: Este prato dá o nome às gentes do Porto? Tripeiros? A lenda remonta à grande aventura das Descobertas em que um filho da terra, o Infante Dom Henrique, precisando de carne para abastecer as suas caravelas para a conquista de Ceuta terá pedido ao povo ajuda no fornecimento das embarcações para tão grande empresa. O povo do Porto acorreu ao apelo do seu Príncipe e logo encheu na quantidade necessária as barricas de madeira com carne salgada, ficando com as tripas que cozinharam em estufado grosso com enchidos e carne gorda. Mais tarde foi adicionado o feijão branco como consequência dos descobrimentos. Ingredientes:
Feijão Branco; Dobrada de Vitela; Chispe de Porco; Mão de Vitela; Presunto Gordo; Salpicão; Galinha; Chouriço de Carne; Folhas de Louro; Dentes de Alho; Cebola; Sal, Pimenta; Cenoura; Azeite; Banha de Porco; Colorau; Cravinho-da-Índia; Cominhos em pó.

Broa de Avintes: É na freguesia de Avintes que se confecciona, ainda de forma artesanal, a famosa broa de cor morena, formato alto de base estreita, mistura bem doseada de farinha de milho e de centeio, sendo posteriormente depositada em cima de fresca folha de couve, cozida durante cerca de 5 horas em forno de lenha.
Este pão de paladar único foi exclusivo da população de Gaia e do Porto durante décadas, entre os séculos  XVIII e XIX. As fornadas de broa quente, salpicadas de farinha eram vendidas e apregoadas de forma alegre e inconfundível, pelas padeiras avintenses, que as transportavam em canastras à cabeça ou nos barcos valboeiros, Douro abaixo, até à outra margem.
Com a festa da broa, em Setembro, Avintes mantém viva a tradição e este símbolo de expressão regional, para gáudio de milhares de visitantes.
Ingredientes: Farinha de Milho e Centeio, fermento, água e sal.


Os Velhotes da Braguesa: Os denominados "Velhotes da Braguesa" são provavelmente os doces mais típicos e tradicionais de Vila Nova de Gaia, conjuntamente com a "Broa de Avintes".
Os "Velhotes da Braguesa" são um doce tipo de pão doce feito à base de ovos e açúcar, possuindo uma curiosa forma quadrada. É um doce típico da Vila de Valadares, no Concelho de Gaia, muito procurado por altura das festas em honra do Sr. dos Aflitos, no mês de Julho.
Ingredientes: Ovos; Açúcar; Farinha.



Sável Assado no Espeto: Este prato é confeccionado nos areinhos fluviais de Vila Nova de Gaia.
Confecção: depois de amanhado o peixe, parte-se em posta de 4/5 cm e é colocado em salmoura durante duas horas e meia, sendo então colocado o sável no espeto e vai a assar em madeira de vide durante cerca de uma hora, finalmente retira-se o sável para uma caçarola onde é regado com molho e coberto com rodelas de cebola crua.
Ingredientes:
Sável; Azeite; Vinho Branco; Vinagre; Sal q.b.; Pimenta q.b.; Cebola e Água. Molho: Azeite; Vinho Branco; Vinagre; Sal e Pimenta q.b.; tudo bem mexido é levado a esquentar.
A acompanhar este prato também se prepara o Arroz de Mílharas que é cozinhado da seguinte forma: coloca-se o azeite num tacho com cebola bem picada e deixa-se refogar. Deita-se água, deixa-se levantar fervura e coloca-se a cabeça do sável, sal e pimenta q.b. deixando cozer durante cerca de 20 minutos. Depois retirar a cabeça e todas as espinhas, colocam-se as mílharas deixando cozer mais 20 minutos, colocando em seguida o arroz. Por fim salpica-se com salsa picada e está pronto a ir para a mesa.
Ingredientes: Cabeça do Sável; Mílharas; Arroz; Azeite; Sal e Pimenta q.b.; Cebola e Salsa.


Francesinha: Iguaria das noites do Porto, do fora de horas ou da refeição rápida, esta receita nasce na cidade nos anos sessenta numa inovação do croque-monsieur que um emigrante tantas vezes fizera em França, onde trabalhava. A sua forma abundante na quantidade e na diversidade dos artigos que a acompanham, regada com um molho de marisco picante, veio de facto ao encontro das gentes do Porto que gostam de comidas com sabores carregados e de bom sustento. É, pois, um prato jovem, de convívio, grande na porção, quente no palato, inventivo na receita.
Ingredientes:
Fatias de Pão de Forma; Fatias de Fiambre; Bife do Lombo; Linguiça; Salsicha Fresca; Manteiga; Fatias de Queijo Flamengo.
Molho da francesinha: Molho de marisco; Cerveja; Molho Inglês; Mostarda; Brandy; Manteiga


Sem comentários:

Enviar um comentário

Vai comentar?

Regras:

-Comente na mensagem em comum.
-Todas as mensagens serão vistas pelas administradoras antes de aparecer no blog.
- Qualquer comentário com palavras impróprias irá ser excluído.

Obrigada por comentar no G@ia Online!