terça-feira, 12 de outubro de 2010

História

História de Vila Nova de Gaia

Situado na margem sul do Rio Douro, Vila Nova de Gaia ocupa uma área de aproximadamente de 165 Km2, tem aproximadamente 290.000 habitantes que habitam as 24 freguesias deste Concelho.
As origens mais remotas desta terra de diversidades, passaram pelo Paleolítico, pela Romanização e chegaram até aos dias de hoje.
O Foral do rei D. Afonso III, datado de 1255, foi concedido a Vila de Gaia. Uma povoação junto ao rio, relata a história do seu povoamento e das actividades às quais a população começou a dedicar-se.
Em 1288 foi a vez de D. Dinis fazer história ao conceder um foral à povoação do Burgo Velho do Porto que, desde aí, começou a ser denominada Vila Nova de Rei.
Dada a fácil travessia do rio e o enorme ancoradouro, rapidamente aquela zona ribeirinha se tornou num importante estaleiro e entreposto comercial.
As duas povoações vizinhas (a de Gaia, a poente, e a de Vila Nova, a nascente), eram separadas pela denominada ribeira de Santo Antão e cada uma tinha a sua própria administração e os seus eleitos. Apesar disto, estas duas povoações uniam-se sempre que a luta dos seus interesses era chamada à cena.
Interesses esses que ficaram comprometidos com os acontecimentos dinásticos de 1383, quando os concelhos de Gaia e Vila Nova foram parcialmente integrados na administração da cidade do Porto, retirando-lhes, ainda que temporariamente, a sua autonomia municipal.
Em 1518, D. Manuel I atribuiu um foral a Vila Nova e Gaia, no qual era realçada a pujança agrícola por um lado e, por outro o povoamento das freguesias com grandes propriedades e rendimentos.
Vila Nova de Gaia tornou-se, por volta da segunda metade do século XVIII, numa terra de homens do mar, artífices, mercadores e de negócios. E foi nesta época de prosperidade que os alguns estrangeiros começaram a instalar-se e a adquirir imóveis, nomeadamente casas e armazéns, os quais eram utilizados para apoiar as operações de embarque do vinho do Douro.

Um negócio que alterou não só a economia, mas também o urbanismo de Gaia e Vila Nova com a instalação da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro em Vila Nova, por ordem do Marquês de Pombal.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Vai comentar?

Regras:

-Comente na mensagem em comum.
-Todas as mensagens serão vistas pelas administradoras antes de aparecer no blog.
- Qualquer comentário com palavras impróprias irá ser excluído.

Obrigada por comentar no G@ia Online!